Hot Stamp: a modernidade também chegou por aqui!

Resultado de imagem para HOT STAMP

Oii, no post de hoje vamos conversar um pouco sobre o hot stamp e como novas tecnologias,  podem ajudar a baratear e agilizar o custo desse acabamento. Como é um assunto extenso e tem bastante coisas técnicas (diga-se de passagem, não sou uma especialistaaa, mas gosto de pesquisar e estudar sobre esse assunto) trouxe bastante vídeos e imagens da internet pra ilustrar sobre o que estamos conversando.

Eu gosto muito do hot stamp, acho um dos acabamentos gráficos mais bonitos, especialmente em materiais nobres como catálogos, convites, caixas, etc. Porém uma das coisas que mais me incomodam nesse acabamento é como ainda é (ou era) pouco modernizada sua produção.

O hot (para os íntimos) nada mais é que a transferência a quente de uma película metálica – na maioria das vezes – para um substrato, que pode ser papel, couro, papelão, ente outros. Essas processo  até pouco tempo, era feito exclusivamente através de um clichê metálico que aquecido é pressionado sobre o material a ser produzido, um processo semelhante a criação de Guttemberg.

Falando em Guttemberg alumas maquinas de impressão de hot usadas atualmente para impressão de livros contábeis e TCC são feitas através de tipos móveis montados em um componedor, exatamente como as antigas off set.

Resultado de imagem para maquina hot stamp

Esse é um modelos de máquina para aplicação de hot stamp que utiliza fontes móveis. 

Para a confecção de materiais personalizados, é necessária a gravação de um clichê específico, o que aumenta o custo, especialmente para a produção de pouca quantidade. Somado ao fato de que a aplicação, não raro é feita peça a peça, muitas vezes é um acabamento que se torna inviável, também para grandes quantidades, tanto na questão preço quanto na questão tempo.

Esse vídeo abaixo mostra bem detalhadamente como funciona o processo de aplicação de hot em máquinas podemos considerar bem modernas. Se você estiver com tempo vale a pena assistir.

 

Só é preciso levar em consideração que nem todas as gráficas possuem máquinas modernas, algumas trabalham com processos bem manuais.

 

Pois é, mas com a modernização e digitalização dos processos gráficos essa realidade tem mudado, a passos bem lentos, eu diria, mas já existem soluções são promissoras e se adequam bem há algumas necessidades de quem consome esse tipo de produto.

A primeira delas que conheci foi a laser, uma máquina semelhante a usada no processos de plastificação que aquece a película que será aplicada. Você  insere o material com a área a ser gravada impressa a laser e através da reação do tonner e do calor a película adere ao substrato. Um ponto negativo é a necessidade de você imprimir na área ser gravada o que pode dificultar o uso de outros acabamentos ou o encaixe de outras informações.

O vídeo mostra o funcionamento da máquina.

Uma segunda solução que conheci foi a máquina digital CNC. As máquinas CNC tem  revolucionado muitos mercados por aí (vide impressoras 3D), e nesse caso ela tem um bom resultado pra nós também. Ela é bem exata e consegue fazer acabamentos finos e precisos,  porém  sua velocidade (que é baixa, principalmente se a peça tiver muitos detalhes) atrapalha um pouco o quesito tempo, especialmente se a mesa de gravação for pequena, o que demanda a necessidade de gravar uma peça de cada vez.

Confesso que até ai eu já havia ficado bastante animada, principalmente para a gravação de peças únicas, por exemplo, mas pesquisando para esse post eu descobri mais uma solução que acredito ser a mais animadora de todas, principalmente para a produção de grandes quantidades: a hot stamp de cabeça térmica.

Esse sistema usa cabeças de impressão de impressoras térmicas (essas de cupom fiscal) adaptadas para películas  de hot stamp.

Um ponto negativo dessas impressoras o tamanho pequeno da área de impressão, mas que deve ser fácil de adaptar, visto que a tecnologia principal já foi inventada. Pra mim essa é a que tem um futuro mais promissor, já que é bastante ágil.

Por hoje é isso!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s