Um jeito caseiro de imprimir em grandes formatos.

Hoje eu quero compartilhar uma dica bem bacana com vocês. Muitas vezes precisamos imprimir algumas coisas em  grandes formatos, e encontrar quem faça isso é difícil ou até mesmo mais $$$ do que podemos gastar. Muita gente conhece a impressão de cartazes que algumas impressoras fazem, porém nem todas as máquinas tem essa função, como é o caso da minha impressora atual, e o sistema de impressão de folhas múltiplas, 3×3, 4×4  não atende as nossas necessidades.

Eu “descobri” essa maneira imprimir em grandes formatos ao mesmo tempo em que descobri que minha impressora não fazia e esse tipo de impressão e que eu precisava muito, e pra minha surpresa (por isso é bom sair de nossa zona de conforto) esse método, na minha opinião, é melhor e mais simples,  pois você não fica dependente da impressora e do sistema de folhas múltiplas, podendo imprimir em formatos diferenciados como 1×0,50 m, 2×2 m, etc, e dai dá pra fazer muitaa coisa legal.

Mas vamos lá, como eu disse no começo do post, é uma dica bemmm caseira,  e a solução está no nosso bom e velho  Pacote Office, mais precisamente no Publicher – o editor da Microsoft que serio o Corel ou Illustrator amador e bem mais limitado (rsrs) –  mas enfim ele faz o que precisamos e é isso que interessa. Lembrando que a minha versão é a 2010, então o passo a passo pode ter alguma diferença se a sua versão for outra.

Resultado de imagem para publisher

Vamos ao passo a passo.

Abra o programa e escolha um formato (sempre escolho o A4).

Capturar.PNG

Depois vá na aba “Design de Página” , clique em tamanho e e depois em configurar página. Na caixa que irá abrir coloque na altura e largura o tamanho da pagina que você precisa, clique em OK e pronto.

Capturar2.PNG

Agora é só diagramar as informações, e aqui vai mais uma dica, faça sua arte no programa que está acostumado, exporte em JPEG (de alta qualidade, claro) e cole em sua página, dai é  só adaptar  tamanho (não esqueça da proporção) e colocar pra imprimir.

Capturar3.PNG

Quando você coloca pra imprimir, o programa já faz toda a divisão das páginas, no meu caso, um formato de 2x1m, ele vai usar 40 folhas pra imprimir. Ainda é possível fazer mais ajustes, caso queira imprimir num formato A3, por exemplo.

Simples não é?

Vale lembrar que eu nunca mecho na sobreposição da imagem e imprimo com borda automática, pois uso a borda  automática pra unir as folhas, dai como a impressora imprimi com borda nos quatro cantos, você vai precisar cortar uma lateral e e a parte de cima ou de baixo, pois se não a borda branca ficará sobreposta a imagem e não vai dar liga. Mas, se você referir  é possível, nas opções de layout, da aba imprimir, colocar uma sobreposição de imagem (você é que defini o espaço da sobreposição) e, nas configurações de impressões avançadas escolher imprimir sem borda, dai não é preciso ficar cortando as bordas brancas.Enfim, é sempre bom fazer um teste antes com uma imagem menir pra ver como seu computador e impressora respondem.

Deixe um comentário

